quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Semana da Pátria


Celebrações da Semana da Independência
O início da Semana da Pátria ocorre em 1 de setembro e vai até o dia 7 de setembro. Durante essa semana é relembrada a história da independência e celebrada . 
Em nossa escola houveram diversas apresentações durante a hora cívica, que trouxeram reflexões...principalmente sobre a importância do amor que devemos cultivar por nosso País, que depende de cada um de nós, brasileiros, para tornar-se uma Nação melhor!

A história da independência do Brasil resumida
A independência do Brasil ocorreu em sete de setembro de 1822, porém para alcançar essa conquista, o Brasil passou por diversas fases de mudança que permitiram que isso ocorresse.
Começando pela vinda da Família Real para o Brasil, quando em 1808, Dom João VI deixou Portugal com sua família fugindo com medo da invasão de Portugal pela França, liderada pelo exército de Napoleão, que possibilitou que o Brasil se desenvolvesse, uma vez que se tornou a sede da corte Portuguesa.
Momentos especiais
Aqueles que ficaram em Portugal ficaram descontentes e começaram a pressionar Dom João para seu retornou a Portugal, que acabou ocorrendo tempos depois. Porém Dom João deixou seu filho, o Príncipe Regente Dom Pedro no comando do Brasil, tentando agradar os dois países.
Escola enfeitada de verde e amarelo
Após assumir o comando, Dom Pedro percebeu que o interesse de Portugal era explorar os recursos do Brasil, tornando-o novamente uma colônia e resolveu tomar decisões que fossem mais favoráveis ao país, ganhando assim apoio do povo e da elite.
Portugal então mandou Dom Pedro voltar para Portugal e em 9 de Janeiro de 1822, ao receber o abaixo-assinado, Dom Pedro declarou que continuaria no Brasil, através da frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, passando aquele a ser conhecido como o Dia do Fico.
Grito do Ipiranga
Portugal então se revoltou e mandou um comunicado exigindo o retorno imediato de Dom Pedro sob ameaça de invasão militar. Dom Pedro, que estava em viagem, recebeu o recado e achou inaceitável, e a margem do Rio Ipiranga selou a independência do Brasil através do chamado grito do Ipiranga “Independência ou Morte”.


Nenhum comentário: