SOE e SSE




OS NÍVEIS DE ESCRITA – BEM RESUMIDO

ABAIXO DE FORMA SIMPLES E RESUMIDA AS HIPÓTESES DE ESCRITA QUE PASSA TODA A CRIANÇA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO. TODO PROFESSOR DEVE BASEAR-SE NESTAS FASES PARA PROPOR ATIVIDADES ADEQUADAS E QUE ESTIMULEM OS ESTUDANTES A EVOLUIREM. 
PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO – INDIFERENCIADO
NESSE NÍVEL O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA “BOLA”, POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA BOLA,  RABISCOS, GARATUJAS.

SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO – DIFERENCIADO
O ALUNO JÁ SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.
NESSE NÍVEL O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.
TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO
O ALUNO DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER “CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”
DENTRO DESTE NÍVEL PODEMOS IDENTIFICAR TRÊS FASES IMPORTANTES:
→ QUANTITATIVO SEM VALOR SONORO – PARA CADA SÍLABA O ALUNO PÕE UMA LETRA SEM PENSAR NA CORRESPONDÊNCIA SONORA.
QUANTITATIVO COM VALOR SONORO – ESCREVE PARA CADA SÍLABA UMA LETRA COM CORRESPONDÊNCIA SONORA. EX: PARA CASA ESCREVE “CA” OU “CZ”.
SÍLÁBICO-ALFABÉTICO – ORA ESCREVE AS SÍLABAS COMPLETAS (SIMPLES) E ORA USA APENAS UMA LETRA PARA REPRESENTÁ-LA.
QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO
O ALUNO COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA. PORÉM INICIALMENTE ESCREVEM COM FORTES MARCAS DA ORALIDADE.
O VÍDEO QUE SEGUE, VOCÊ VAI VER DE FORMA BEM EXPLICADA SOBRE ESSES NÍVEIS E ASSIM COMPREENDER QUE É INDISPENSÁVEL PARA O ALFABETIZADOR TER CONHECIMENTO SOBRE ESSE NÍVEIS QUE AJUDARÃO NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES FUTURAS E AJUDAR AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS ÀS NECESSIDADES DA CRIANÇA A QUAL ESTÁ ALFABETIZANDO.


Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar.”
Emília Ferreiro


SOE/SSE












Projeto Tribo RJ - Atividades desenvolvidas em 2014





Conheça o projeto 


Semana Ação em Rede 2012
E. M. E. F. RIO DE JANEIRO

PROJETO: AÇÃO EM REDE: DIALOGANDO RESULTADOS

Período: 1ºtrimestre (14 a 18 de maio de 2012)
Disciplina: Ciências
  • Professora Alessandra Medianeira dos S. Montipó
Turmas de Abrangência: 7º ano (B, C e D) e 8ª série (81, 82 e 83).
  • Professora Mônica da Silva Gallon
Turmas de Abrangência: 6º ano (A, B e C) e 7ª série (71, 72 e 73).

Objetivo
O projeto visa o desenvolvimento de ações para melhorar os índices de rendimento escolar nesta instituição educacional durante o ano letivo, do 1º ao 3º trimestre através da recuperação de conteúdos trabalhados no decorrer deste trimestre e os quais os alunos ainda permaneceram com dúvidas.

Ações:
Neste momento será aplicado durante o primeiro trimestre, entre os dias 14 e 18 de maio. Ao longo do ano, serão verificados os alunos que apresentam processos de melhora, para aproveitamento das ações específicas aos alunos com maior necessidade de atenção.
Inicialmente, serão escolhidos alunos monitores para auxílio das atividades. O critério de escolha será de acordo com o bom desempenho do aluno na disciplina durante o trimestre. Será enviado para residência destes convites de participação nesta função durante a semana de aplicação do projeto, para ciência e autorização dos pais e/ou responsáveis. Cada aluno auxiliará colegas das séries anteriores ou da mesma série, sob orientação do professor regente da turma. Alunos que tiverem baixo rendimento em alguma disciplina não poderão auxiliar como monitores na disciplina de ciências.
Cada professora terá o desenvolvimento de suas ações em salas diferentes. É de responsabilidade do aluno procurar a professora durante a semana durante horário pré-estabelecido pela escola.
As atividades serão desenvolvidas seguindo a seguinte ordem:

1. O aluno no dia em que foi convocado para recuperação em Ciências, ao entrar na sala, receberá um papel contento a lista de conteúdos trabalhados durante o trimestre onde ele próprio deve assinalar os conteúdos os quais permanece com dúvidas.
2. Após este momento irá procurar o monitor responsável pela explicação deste conteúdo e, junto com o colega monitor (sob supervisão do professor regente da turma), irá tentar sanar suas dúvidas. Após breve explicação irá responder 2 perguntas referentes ao conteúdo ao colega que estará prestando o auxílio e se, necessário procurar outros monitores responsáveis pelos demais conteúdos, passando pelo mesmo processo. Essa etapa do processo deverá ter um tempo estimado de 40 minutos.
3. Passado este período, o aluno receberá uma pequena avaliação sobre os conteúdos trabalhados com os monitores para verificar se o conteúdo ficou realmente assimilado. Abaixo da avaliação o aluno fará a sua auto-avaliação na disciplina e também uma pequena avaliação sobre o método de trabalho aplicado pelas professoras durante a ação em rede para verificar-se se o método de trabalho foi realmente válido..

Os alunos da professora Alessandra serão submetidos a mais duas etapas:
1) Técnicas de Estudo: o aluno receberá por escrito, técnicas de estudo, e ficha de diagnóstico para avaliação da melhor forma de estudo para cada caso (em anexo).

2) Como, para os 7º anos não houve ainda prova, mas sim apenas trabalhos, todos alunos irão, durante a semana, nos períodos normais das aulas de ciências, participar da seguinte atividade:

Gincana
Assunto: Características dos Seres Vivos e Origem da Vida
1º momento: realizar revisão.
2º momento: a turma será dividida em seis equipes, cada aluno numa equipe terá um nº (de 1 a 10, por exemplo). O professor chama por nº um aluno que irá responder através da escrita no quadro, e mais um nº um aluno que irá auxiliar o colega. Todos participarão.

Avaliação:
A Avaliação dos resultados será feita a partir da análise das avaliações realizadas pelos alunos bem como a auto-avaliação e a avaliação do método aplicado. O real resultado do trabalho será observado no decorrer dos demais trimestres.

Resultados:
Os resultados deverão ser apresentados juntamente com as demais disciplinas em reunião com a equipe docente da escola.
















Anexo
Técnicas de estudo
"Existem diferentes formas de estudar", explica a pedagoga Nívia Gomes Basile, diretora do Vésper Estudo Orientado.
Há pessoas mais visuais (absorvem melhor aquilo que vêem), outras mais auditivas (fixam com facilidade o que ouvem) e outras ainda cinestésicas (gravam o movimento que realizam quando escrevem)". Cada um precisa descobrir de que jeito grava melhor as informações, e deve formar o seu próprio método de estudo. O ideal é utilizar mais de uma maneira. Deve-se falar em voz alta, ver imagens e diagramas, reescrever o assunto fazendo resumos, resumir sem olhar, elaborar esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar a matéria a um colega.
Seja pontual. A preparação para o estudo vai desde a hora de se levantar até a hora de comer, brincar e dormir. Se você acordar atrasado, poderá perder o início da explicação da aula, esquecer algum material importante, etc. O tempo perdido terá de ser compensado nas horas de estudo, o que significa menos tempo para o lazer.
Tenha um horário fixo para começar e terminar o estudo, todos os dias. Faça um relatório diário, verificando se conseguiu ser pontual.
Se você não está habituado a estudar diariamente, não planeje estudar, por exemplo, quatro horas por dia. Será mais difícil de cumprir a promessa.
Defina, antes de iniciar, a ordem de urgência das atividades; faça uma coisa de cada vez.
Separe todo o material necessário antes de começar a estudar. Se eles estiverem à mão, você terá menos preguiça de consultá-los.
Local silencioso, iluminado, de preferência sem muitos quadros e objetos que dêem chance à distração.
Atenção à postura! Ficar largado na cadeira ou deitar na cama é sono na certa.
Faça anotações de forma clara e organizada. Se for preciso, crie abreviações. Elas serão super-úteis para ajudá-lo a fixar a matéria e para servirem como fonte de referência para um estudo posterior.
Não saia da aula com dúvidas. Se necessário, procure também o professor fora da classe. As dúvidas que surgirem durante o estudo, anote, tente respondê-las utilizando os livros didáticos e, se não conseguir, pergunte ao professor no dia seguinte.
Use o método associativo, ou seja, crie associações usando as "coisas" que você precisa fixar. Alguns professores de cursinho são mestres em criar essas associações e isso lhes confere sucesso e simpatia, fazendo com que os alunos não se esqueçam mais nem do professor nem da associação! Vale desde associar fórmulas difíceis da física, por exemplo, `a melodias de músicas gostosas; construção de rimas e versos usando temas da matéria que você precisa fixar etc.. Use seu talento e sua criatividade!
Tudo em nossa vida pode ser construído, desde que desejemos; só é preciso firmar um propósito e "batalhar", agir. Coloque sua mente e sua energia a serviço de seus ideais.
Tudo que você puder imaginar, você poderá realizar. As suas possibilidades são delimitadas por sua imaginação e por suas ações.
Trace sua rota e aproveite bem essas dicas em suas ações. Com vontade, determinação e organização você certamente chegará lá.
Boa Sorte!




Aviso:
Campus oferece curso de extensão para a comunidade


                                              

                            Meu Primeiro Emprego
                      

                      
                      

O IFRS - Campus Canoas está com inscrições abertas para o curso de extensão 'Meu Primeiro Emprego', ministrado pela professora Luzia Kasper. As inscrições estendem-se de 02 a 15 de maio. Os interessados devem solicitar ficha de inscrição pelo e-mail comunicacao@canoas.ifrs.edu.br. São ofertadas 30 vagas, tanto para servidores do IFRS quanto para a comunidade em geral. O curso acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio, no próprio Câmpus Canoas - localizado na Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870 / Bairro Igara - , das 8h às 12h, totalizando 12 horas/aula. Como preparar-se para uma entrevista e quais as posturas que devem ser adotadas após a efetiva contratação, são os temas centrais deste curso extensionista.

Visualize o cartaz de divulgação AQUI.



O QUE: Inscrições abertas para o curso de extensão intitulado 'Meu Primeiro Emprego'

QUANDO: de 02 a 15 de maio

COMO: através do preenchimento da ficha de inscrição a ser solicitada pelo e-mail comunicacao@canoas.ifrs.edu.br

TOTAL DE VAGAS: 30

TOTAL DE HORAS/AULA DO CURSO: 12


Fonte :http://www.canoas.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=1&sub=379