Histórico da escola


          Nossa história começou por necessidade de uma escola mais próxima dos moradores do bairro. Iniciaram-se as atividades escolares em 1960, num pequeno galpão, de propriedade do senhor Antoninho (como era chamado pela comunidade). Hoje, casualmente, a rua onde fica o atual prédio da escola tem o nome do dono deste galpão.
Ano de 1965.
Fundada em 01/12/1961, na cidade de Canoas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, que recebeu este nome, por ser o nome da rua onde se localizava (mesmo em 2005 com a mundaça do seu local de funcionamento o nome da escola permanece o mesmo), sob a direção da professora Sueli Gazzo da Silva, deu-se inicío às suas atividades educativas num prédio de madeira, com uma pequena secretaria, três salas de aula, funcionando em turno intermediário para o atendimento de um maior número de alunos.
           A Escola também sofreu com as enchentes rotineiras da década de 60, onde recebeu ajuda da base aérea que servia merenda e dava assistência aos alunos .
Enchente de 1963
            Mais tarde, quando a escola mudou de bairro, o nome Rio de Janeiro permaneceu e o prédio antigo ficou com 09 salas de aula, uma pequena biblioteca, uma cozinha e uma sala para os professores, onde atualmente funcionam as atividades do CEIA (Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade).
Com a necessidade de ampliação, inicia-se a construção do novo prédio da escola, onde hoje está situado na rua Vereador Antonio Ferreira Alves, nº 900 – Residencial Figueiras, Centro, Canoas/RS, inaugurada no dia 27 de junho de 2005.
Hoje, a escola conta com 14 salas de aula, 01 laboratório de informática, 01 laboratório de ciências, 01 sala de professores, 01 sala do SOE, 01 sala do SSE, 01 sala da Direção e Vice-direção, 01 sala de reuniões, 01 ginásio, 01 quadra de esportes, 01 refeitório, 01 ampla biblioteca, 01 sala ampla onde se encontra a secretaria, além de uma pracinha para as séries iniciais e estacionamento para professores. Existem ainda, distribuídos nos dois andares do prédio, 10 banheiros , sendo 04 femininos e 04 masculinos para os alunos  e 02 para professores.
A escola possui funcionamento nos três turnos: manhã, com 14 turmas de área e currículo, à tarde, com 14 turmas de currículo, e à noite, com 05 turmas da modalidade EJA e 01 turma do projeto Integrar.
Atualmente, sob a direção da professora Lisandra Mayer do Amaral, formada em Pedagogia Séries Iniciais e Supervisão Escolar e Pós-Graduada em Gestão Educacional. A escola possui 1.177 alunos matriculados, 46 professores, 02 secretários, 4 funcionários da Mecanicapina e 12 funcionários.

 Redação  Juliana Fernandes e Brunna Fernanda
Editado por Luis Arnando Manfroi e Camila Schwert


Selo comemorativo
Projeto " Logotipo "
    No ano de 2010 iniciei uma proposta com os alunos de 7° (sétima) série: desenvolver a criação de um logotipo. Durante um trimestre estudamos o conceito de logotipo e suas diferenças e semelhanças com a logomarca. Criamos uma série de logomarcas, apreciamos os vários sentidos que uma logomarca pode ter e cada aluno terminou o trimestre criando cinco logotipos, escolhendo um deles para redesenhar em tamanho maior. Este exemplar, de cada estudante, participou de uma votação entre os docentes, afim de escolher aquele que representaria a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio de Janeiro. 

                                                      
                                                       Professora: Janaí de Freitas.
                                                                             (Editado por Bruna Alves)

  Gestão 2018 a 2020
 Equipe Diretiva professoras Lidiane Vieira  e Claudia Knewitz ( vice diretora do noturno)
Equipe de supervisão e orientação escolar Cristiane Pires , Julia Leme e  Lisiane Abreu


 Equipe Diretiva 2011 a 2017:
Lisandra Mayer do Amaral e Josileni Cafruni


 Equipe de Supervisão e Orientação Escolar 2011:

Teresa Blasco Cobalchini e Maida Berenice FLores da Silva
Janete Ferreira Vinhas e Ana Maria Finkler Sum

Fotografia e redação de Amanda Lima e Camila Schwert