Projeto de Língua Portuguesa com o uso das TICs – Professora Tânia T Fries
Conteúdo: Resenha
Objetivos:
(Re)conhecer uma
resenha;
Compreender o uso
de estratégias textuais e discursivas das resenhas de filme;
Identificar os
usos sociais das resenhas;
Reconhecer as
sequências textuais/tipológicas que compõem uma resenha de filme;
Identificar
estratégias argumentativas utilizadas nas resenhas.
Previsão de duração das atividades:
10 aulas de 45
minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor em sala de aula com o aluno:
* Noções de
verbos
* Noções de
adjetivos
Estratégias e recursos da aula:
Computador/
internet (sala de informática)
Data show ou
multimeios
Caixas de som
Aula 1, 2 e
3:
Os alunos na sala
de informática deverão pesquisar sobre o gênero resenha.
Eles deveram seguir
o seguinte roteiro:
- O que é uma resenha?
- Quais são as informações obrigatórias na apresentação de uma resenha?
- Explique uma resenha resumo e uma resenha crítica.
- Posso escrever minha opinião pessoal numa resenha? Por quê?
- Faça a leitura de modelos de resenhas disponibilizados na Web.
Para responder à
pesquisa, sugerimos os seguintes sites:
Aula
4:
O
gênero a ser trabalhado é a resenha crítica. Para que os alunos
tenham conhecimentos prévios acerca desse gênero, escolhemos uma
resenha de filme . Faremos, juntamente com a turma, a leitura de
pausa protocolada, ou seja, aquela em que o professor interrompe a
leitura para fazer observações e questionamentos para a turma.
Abaixo,
segue um modelo de resenha:
LISBELA
E O PRISIONEIRO
Osman
Lins
LISBELA
E O PRISIONEIRO é uma comédia romântica e conta a história
divertida do malandro, aventureiro e conquistador Leléu (Selton
Mello, de A Invenção do Brasil, O Auto da Compadecida, Lavoura
Arcaica), e da mocinha sonhadora Lisbela (Débora Falabella, de O
Clone, Dois Perdidos em uma Noite Suja), que adora ver filmes
americanos e sonha com os heróis do cinema.
Lisbela
está noiva e de casamento marcado, quando Leléu chega à cidade. O
casal se encanta e passa a viver uma história cheia de personagens
tirados do cenário nordestino: Inaura, uma mulher casada e sedutora
(Virginia Cavendish, de O Cravo e a Rosa, Dona Flor e seus Dois
Maridos) que tenta atrair o herói; um marido valentão e "matador",
Frederico Evandro (Marco Nanini, de Carlota Joaquina - Princesa do
Brasil, O Auto da Compadecida); um pai severo e chefe de polícia,
Tenente Guedes (André Mattos, de Como Nascem os Anjos); um
pernambucano com sotaque carioca, Douglas (Bruno Garcia, de Os Maias,
O Quinto dos Infernos), visto sob o prisma do humor regional; e um
"cabo de destacamento", Cabo Citonho (Tadeu Mello, de Xuxa
e os Duendes, O Cupido Trapalhão), que é suficientemente astuto
para satisfazer os seus apetites.
Lisbela
e Leléu vão sofrer pressões da família, do meio social e também
com as suas próprias dúvidas e hesitações. Mas, em uma
reviravolta final, cheia de bravura e humor, eles seguem seus
destinos. Como a própria Lisbela diz, a graça não é saber o que
acontece. É saber como acontece. Quando acontece.
Apesar
da história se passar no nordeste brasileiro, os dramas destas
personagens, suas aflições e sonhos são universais. Não se trata,
portanto, de um filme regionalista, embora se utilize com
inteligência dos recursos interessantes que uma história nordestina
pode trazer, como o colorido das paisagens, o sotaque alegre e
algumas tradições regionais.
Mesmo
as personagens mais caricatas, como o Cabo Citonho, vivido por Tadeu
Mello, funcionam com todos os seus trejeitos sem forçar a barra para
ser engraçado. De modo geral, a escolha do elenco foi muito
acertada: Selton Mello tem a mistura certa da doçura com a
malandragem. Débora Falabella está perfeita no papel, com alegria,
pureza e beleza transbordantes. Bruno Garcia sempre uma carta na
manga do diretor, do popular ao irritante num pulo. Virginia
Cavendish, uma das mentoras do projeto, linda, sensual e provocante,
bem diferente da sua personagem boa moça de "O Auto da
Compadecida". André Mattos já provou ser mais do que
carismático e Marco Nanini fecha tudo com chave de ouro. Seu vilão
cruel de olhos vermelhos e cabelos crespos dá o equilíbrio que a
história exige, sem se tornar pesada demais.
Disponível
em:
As
resenhas em geral compõem-se de elementos básicos que caracterizam
esse gênero. São eles:
1.O
título da resenha.
2.Informações
básicas:
A
referência bibliográfica da obra; alguns dados bibliográficos do
autor da obra resenhada, refere-se também à parte técnica do
filme: nome, duração, elenco, direção, roteiro, gravadora...
3.O
resumo, ou síntese do conteúdo :
É
quando o enredo é anunciado ao leitor da resenha.
4.Juízos
de valor ou avaliação crítica:
Os
juízos de valor são os posicionamentos expressos pelo resenhista ao
longo de seu texto. Podem ser críticas positivas ou negativas, mas
que acabam por recomendar, ou não, o filme para o leitor.
5.Argumento:
O
argumento é a justificativa referente ao juízo de valor proferido.
Em uma resenha não é suficiente dizer que gosta ou não gosta, é
preciso justificar a opinião com argumentos.
Depois
de discutir os componentes da resenha, identifique , na resenha
trabalhada, cada um desses elementos. Para isso, obedeça a legenda:
Título
da resenha
Informações
básicas
Resumo
Juízos
de valor ou avaliação crítica
Argumento
Depois
de localizar esses elementos no texto, peça que respondam as
seguintes questões:
- A resenha escrita por Osman Lins recomenda ou não o filme Lisbela e o prisioneiro? Justifique.
- A resenha lida utiliza todos os elementos constituintes desse gênero? Ela o faz de modo bem distribuído ou acaba privilegiando exageradamente algum recurso?
- Você acha que essa pode ser considerada uma boa resenha?
Aula 5, 6, 7 ,8 e
9:
A)Questionário
sobre o filme: As aventuras de Pi.
- Cite os nomes e as características ( físicas e psicológicas) dos personagens.
- Explique por que foi dado o nome de Pi ao personagem.
- Existem 3 oceanos no mundo, em qual deles houve o naufrágio da embarcação em que viajava a família de Pi?
- Quais os animais que estavam no barco salva-vidas junto com Pi?
- O que manteve Pi vivo durante tanto tempo em alto mar?
- Qual a parte do filme que você mais gostou?Justifique.
- Em determinado momento do filme, Pi questiona Deus, quais foram as expressões usadas por ele?
- Faça uma sinopse do filme.
B)Proposta de
produção de texto:
Escreva
uma resenha sobre o filme assistido. Crie uma pasta no ambiente de
trabalho, com seus dados nome dos componentes grupo e a turma salve
sempre suas aulas material. Imagine que sua resenha será publicada
no jornal Diário de Canoas. Lembre-se dos elementos necessários a
uma resenha.
Aula
10:
Depois que
os alunos escreverem a resenha, deveram retornar à legenda feita na
aula 4 e fazerem a análise do texto que escreveram, grifando as
informações com suas respectivas cores.
Avaliação para o
III Trimestre:
- Participação.
- Material da pasta.
- Na produção da resenha será analisado seus elementos composicionais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alunos do 3 ano A desenvolveram atividades na Ação em Rede orientados pela professora Cleonice de Fátima Alves.
Níveis da Escrita (Psicogênese)
Livrinhos legais: Valores para mudar o mundo
Chapeuzinho de Palha e o primeiro livro
O duelo das fadas
Fadas ou borboletas
Fantasma dos vaga-lumes
Para mudar o mundo
Pneu Chorão
A semente da verdade Atividades propostas
O sapo e o jardim florido
O pássaro sem cor
Um super-herói de verdade
8 jeitos de mudar o mundo para crianças
Todos contra a dengue
As estradas de couro
O Vestido Azul
O duelo das fadas
Fadas ou borboletas
Fantasma dos vaga-lumes
Para mudar o mundo
Pneu Chorão
A semente da verdade Atividades propostas
O sapo e o jardim florido
O pássaro sem cor
Um super-herói de verdade
8 jeitos de mudar o mundo para crianças
Todos contra a dengue
As estradas de couro
O Vestido Azul
Alfabetização
Música da Dona Aranha
Música da Dona Aranha
Letra inicial
Jogos relacionados com o meio ambiente
Inglês
Atividades diversas - pronúncia e sintaxe da palavra
The Hallowman House
Aprendendo Inglês - Associação de desenhos e palavras
Aprendendo Inglês - Corpo humano
http://www.sheppardsoftware.com/content/animals/quizzes/kidscorner/animal_
africanRiver_btn_large.html
africanRiver_btn_large.html
- Língua Portuguesa
http://dl.dropbox.com/u/27129402/tipos%20de%20sujeito.doc
http://nonio.eses.pt/eusei/passa/jogar_menu2.asp?cod_disciplina=13&ANO=5
http://www.blogger.com/goog_1424850373
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=alfabetiza%E7%E3o
http://www.contandohistoria.com/
http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/inicial_exercicio.html
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca1.htm
http://www.fulano.com.br/scripts/jogosOnline/Letroca/game.swf
http://www.biblio.com.br/
http://www.dicio.com.br/
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/ch1.htm
http://web.educom.pt/escolovar/hotpot_lp.htm
http://fmu.br/game/home.asp
http://www.contos.poesias.nom.br/historiasinfantis/historiasinfantis.htm
http://web.educom.pt/pr1305/fabulas3.htm
http://www.interney.net/conversor-ortografico.php
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
http://www.soportugues.com.br/
http://www.umportugues.com/
http://clubinhofabercastell.com.br/jogos/lancamentos/faber_clubinho_jogodaspalavras.swf
http://www.cambito.com.br/games/troca_letras.htm
- A produção textual na Internet – CMAP
- Blog sobre Português
- Conversa de Português – Blog, instrumento extra-classe no ensino de Língua Portuguesa.
- Cruzadinhas online Uol
- EducaRede Língua Portuguesa/Literatura
- Equipe de Língua Portuguesa da E.M. Lúcio de Mendonça
- Game da Reforma Ortográfica
- Guia Prático da Nova Ortografia – Michaelis.
- Professor Paulo Hernandes – Site com dicas de português, esclarecimento de dúvidas …
- Sala de Aula
- TV Escola – Videoteca especial de Língua Portuguesa
- UmPortugues.com – Acordo ortográfico da Língua Portuguesa
Projeto:
Socializando o conhecimento através de estudos em grupo.
“Eu tenho facilidade em ...... e, posso ajudar; eu tenho dificuldade em..... e, preciso de ajuda.”
O projeto “Socializando o conhecimento através de estudos em grupo” foi desenvolvido com as turmas 63, 71 e 72 durante os períodos de recuperação de conteúdos proposto no projeto “Ação em Rede”. Foram utilizadas, para a realização deste projeto, duas semanas com cinco encontros semanais em cada turma. Com abordagem na disciplina de Língua Portuguesa e, neste primeiro momento, ênfase em reconhecimentos das classes gramaticais.
Professora Sued Salete da Silva |
Justifica-se este projeto pela necessidade de aprimorar constantemente as práticas de ensino-aprendizagem proporcionando a busca de instrumentos facilitadores para o conhecimento de um mundo melhor, abrangendo assuntos do cotidiano na sala de aula e surgindo como um material alternativo na compreensão da leitura e dos conteúdos, pois permite o desenvolvimento do aluno em três aspectos indissociáveis do ser humano: pensar, agir e sentir.
Objetivos
<> Desenvolver o questionamento;
<> Enriquecer a interpretação de textos e enunciados;
<> Desenvolver a consciência crítica;
<> Promover o debate de idéias;
<> Estimular a educação participativa;
<> Enriquecer a socialização;
<> Desenvolver a expressão oral;
<> Desenvolver a expressão escrita.
Considerações:
E os resultados desta troca de conhecimento são as maravilhas criadas por eles: os jogos pedagógicos! Além disso, a socialização dos mesmos via blog.
Queridos alunos, eu sinto muito orgulho de todos vocês! Parabéns!
Fonte dos materiais disponibilizados aos Grupos : teoria, exercícios e jogos pedagógicos.
Referência Bibliográfica
Exercícios de Gramática reflexiva: ensino fundamental. Rose Jordão/Fátima Rodrigues Ed. Moderna
Projeto: Aprender é Divertido
O professor deve lançar mão de recursos que levem o aluno à motivação para que a aprendizagem ocorra, realmente, de maneira eficaz.
A estreita relação existente entre o ato de brincar e a capacidade criadora nos aponta a importância da brincadeira em relação ao desenvolvimento cognitivo.
É, portanto, na situação de brincar que as crianças podem encontrar questões além de seu comportamento diário, levantando hipóteses na tentativa de compreender os problemas que lhes são propostos . Quando brincam, ao mesmo tempo em que desenvolvem a imaginação, as crianças podem construir relações reais entre elas e participar de regras de organização e convivência.
Concomitantemente a esse processo, ao reiterarem situações de realidade, transformando de acordo com suas necessidades. Ao brincarem, as crianças vão construindo a consciência da realidade, ao mesmo tempo em que já vive uma possibilidade de modificá-la.
Evidencia-se, assim, a importância das atividades lúdicas dentro do contexto de aprendizagem, proporcionando aos alunos oportunidade de formar conceitos, selecionar idéias, estabelecer relações lógicas, integrar percepções, fazer estimativas compatíveis . Para que a criança compreenda e sinta-se atraída para a construção desse conhecimento são necessárias a mediação e a intervenção criativa, incentivadora, assegurando à criança a compreensão e o significado da leitura e da escrita. É nesse sentido que a ludicidade e a brincadeira são ingredientes indispensáveis deste processo.
Professoras: Tânia e Lisiane
Professora:Cassia Fernanda Lopes Nunes |
Trabalhando com tintas:
Entrevista e fotografia de: Emanuele Coelho Martins dos Santos
Trabalho de Língua Portuguesa Professora Sahoala: resumos das regras novas regras gramaticais
Entrevista com as professoras Cássia e Leila sobre
o projeto :Hora do Conto
Qual é o objetivo do projeto?
O objetivo é ensinar de um modo que fique mais fácil para eles aprenderem, através da
brincadeira, da história, fazendo com que ,mesmo sem perceberem.
brincadeira, da história, fazendo com que ,mesmo sem perceberem.
Trabalhamos o prazer pela leitura fazendo uma brincadeira onde cada um recebeu uma fichinha
com o nome da parte da casa para ajudar a construir e tinha que ler ou tentar descobrir a palavra observando a letra inicial .
com o nome da parte da casa para ajudar a construir e tinha que ler ou tentar descobrir a palavra observando a letra inicial .
Foi gratificante o ver o interesse dos alunos pela escrita no momento de construírem um bilhete
para a bruxa .
para a bruxa .
Nesta hora do conto diferenciada, qual história vocês trabalharam?
João e Maria, mas, na nossa história a bruxa não morre. Ela fica presa no forno e pede ajuda as crianças prometendo nunca mais ser inimiga delas e a bruxa mandou uma carta aos alunos
dizendo que ouviu eu e Leila contando a história, que gostou muito da reação dos alunos,
que queria conhecer e ser amiga deles e esperava uma resposta das turmas, eles ficaram entusiasmados e queriam escrever uma convite para a bruxa.
dizendo que ouviu eu e Leila contando a história, que gostou muito da reação dos alunos,
que queria conhecer e ser amiga deles e esperava uma resposta das turmas, eles ficaram entusiasmados e queriam escrever uma convite para a bruxa.
Achamos que alguns alunos ficariam com medo da bruxa , mas todos adoraram.
Qual é o próximo projeto?
Agora nós vamos trabalhar com outra história “O menino da lua”do autor Ziraldo. Vamos
trabalhar a questão da globalização, planetas, preservação do meio ambiente e levaremos
as turmas ao planetário.
trabalhar a questão da globalização, planetas, preservação do meio ambiente e levaremos
as turmas ao planetário.
Texto produzido por Bruna Alves e revisado por Carina Pugens.
Ação em rede 1ª semana de 2012
Turma 1º ano B
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar
aos alunos momentos que auxiliem no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, com uma
ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos
alunos, de forma prazerosa.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estudar a formação e a utilização do alfabeto na
escrita das palavras.
Compreender a leitura como um processo que envolve
a linguagem oral e a escrita.
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Respeitar as identidades, as diferenças e as
regras da turma;
- CONTEÚDOS:
· Vogais
· Junções das vogais Consoantes
· Alfabeto
- METODOLOGIA
Identificação do alfabeto .
Interpretação através da elaboração de desenho.
Atividades no caderno em
folhas.
Recorte de letras , palavras e figuras de jornais.
Dramatizar a história
Contar história
Alfabeto móvel
Quebra-cabeça
Bingo das letras.
- AVALIAÇÃO
O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto
a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação
do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e
trabalhos em grupos.