Língua Portuguesa e Inglês

Projeto de Língua Portuguesa com o uso das TICs – Professora Tânia T Fries

Conteúdo: Resenha
Objetivos:
(Re)conhecer uma resenha;
Compreender o uso de estratégias textuais e discursivas das resenhas de filme;
Identificar os usos sociais das resenhas;
Reconhecer as sequências textuais/tipológicas que compõem uma resenha de filme;
Identificar estratégias argumentativas utilizadas nas resenhas.
Previsão de duração das atividades:
10 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor em sala de aula com o aluno:
* Noções de verbos
* Noções de adjetivos
Estratégias e recursos da aula:
Computador/ internet (sala de informática)
Data show ou multimeios
Caixas de som


Aula 1, 2 e 3:
Os alunos na sala de informática deverão pesquisar sobre o gênero resenha.
Eles deveram seguir o seguinte roteiro:
  1. O que é uma resenha?
  2. Quais são as informações obrigatórias na apresentação de uma resenha?
  3. Explique uma resenha resumo e uma resenha crítica.
  4. Posso escrever minha opinião pessoal numa resenha? Por quê?
  5. Faça a leitura de modelos de resenhas disponibilizados na Web.
Para responder à pesquisa, sugerimos os seguintes sites:


Aula 4:
O gênero a ser trabalhado é a resenha crítica. Para que os alunos tenham conhecimentos prévios acerca desse gênero, escolhemos uma resenha de filme . Faremos, juntamente com a turma, a leitura de pausa protocolada, ou seja, aquela em que o professor interrompe a leitura para fazer observações e questionamentos para a turma.
Abaixo, segue um modelo de resenha:
LISBELA E O PRISIONEIRO
 Osman Lins




LISBELA E O PRISIONEIRO é uma comédia romântica e conta a história divertida do malandro, aventureiro e conquistador Leléu (Selton Mello, de A Invenção do Brasil, O Auto da Compadecida, Lavoura Arcaica), e da mocinha sonhadora Lisbela (Débora Falabella, de O Clone, Dois Perdidos em uma Noite Suja), que adora ver filmes americanos e sonha com os heróis do cinema.

Lisbela está noiva e de casamento marcado, quando Leléu chega à cidade. O casal se encanta e passa a viver uma história cheia de personagens tirados do cenário nordestino: Inaura, uma mulher casada e sedutora (Virginia Cavendish, de O Cravo e a Rosa, Dona Flor e seus Dois Maridos) que tenta atrair o herói; um marido valentão e "matador", Frederico Evandro (Marco Nanini, de Carlota Joaquina - Princesa do Brasil, O Auto da Compadecida); um pai severo e chefe de polícia, Tenente Guedes (André Mattos, de Como Nascem os Anjos); um pernambucano com sotaque carioca, Douglas (Bruno Garcia, de Os Maias, O Quinto dos Infernos), visto sob o prisma do humor regional; e um "cabo de destacamento", Cabo Citonho (Tadeu Mello, de Xuxa e os Duendes, O Cupido Trapalhão), que é suficientemente astuto para satisfazer os seus apetites.
Lisbela e Leléu vão sofrer pressões da família, do meio social e também com as suas próprias dúvidas e hesitações. Mas, em uma reviravolta final, cheia de bravura e humor, eles seguem seus destinos. Como a própria Lisbela diz, a graça não é saber o que acontece. É saber como acontece. Quando acontece.
Apesar da história se passar no nordeste brasileiro, os dramas destas personagens, suas aflições e sonhos são universais. Não se trata, portanto, de um filme regionalista, embora se utilize com inteligência dos recursos interessantes que uma história nordestina pode trazer, como o colorido das paisagens, o sotaque alegre e algumas tradições regionais.
Mesmo as personagens mais caricatas, como o Cabo Citonho, vivido por Tadeu Mello, funcionam com todos os seus trejeitos sem forçar a barra para ser engraçado. De modo geral, a escolha do elenco foi muito acertada: Selton Mello tem a mistura certa da doçura com a malandragem. Débora Falabella está perfeita no papel, com alegria, pureza e beleza transbordantes. Bruno Garcia sempre uma carta na manga do diretor, do popular ao irritante num pulo. Virginia Cavendish, uma das mentoras do projeto, linda, sensual e provocante, bem diferente da sua personagem boa moça de "O Auto da Compadecida". André Mattos já provou ser mais do que carismático e Marco Nanini fecha tudo com chave de ouro. Seu vilão cruel de olhos vermelhos e cabelos crespos dá o equilíbrio que a história exige, sem se tornar pesada demais.
Disponível em:




As resenhas em geral compõem-se de elementos básicos que caracterizam esse gênero. São eles:
1.O título da resenha.
    2.Informações básicas:
    A referência bibliográfica da obra; alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada, refere-se também à parte técnica do filme: nome, duração, elenco, direção, roteiro, gravadora...
3.O resumo, ou síntese do conteúdo :
É quando o enredo é anunciado ao leitor da resenha.
4.Juízos de valor ou avaliação crítica:
Os juízos de valor são os posicionamentos expressos pelo resenhista ao longo de seu texto. Podem ser críticas positivas ou negativas, mas que acabam por recomendar, ou não, o filme para o leitor.
5.Argumento:
O argumento é a justificativa referente ao juízo de valor proferido. Em uma resenha não é suficiente dizer que gosta ou não gosta, é preciso justificar a opinião com argumentos.


Depois de discutir os componentes da resenha, identifique , na resenha trabalhada, cada um desses elementos. Para isso, obedeça a legenda:
Título da resenha
Informações básicas
Resumo
Juízos de valor ou avaliação crítica
Argumento


Depois de localizar esses elementos no texto, peça que respondam as seguintes questões:
  1. A resenha escrita por Osman Lins recomenda ou não o filme Lisbela e o prisioneiro? Justifique.
  2. A resenha lida utiliza todos os elementos constituintes desse gênero? Ela o faz de modo bem distribuído ou acaba privilegiando exageradamente algum recurso?
  3. Você acha que essa pode ser considerada uma boa resenha?
Aula 5, 6, 7 ,8 e 9:


A)Questionário sobre o filme: As aventuras de Pi.
  1. Cite os nomes e as características ( físicas e psicológicas) dos personagens.
  2. Explique por que foi dado o nome de Pi ao personagem.
  3. Existem 3 oceanos no mundo, em qual deles houve o naufrágio da embarcação em que viajava a família de Pi?
  4. Quais os animais que estavam no barco salva-vidas junto com Pi?
  5. O que manteve Pi vivo durante tanto tempo em alto mar?
  6. Qual a parte do filme que você mais gostou?Justifique.
  7. Em determinado momento do filme, Pi questiona Deus, quais foram as expressões usadas por ele?
  8. Faça uma sinopse do filme.




B)Proposta de produção de texto:
Escreva uma resenha sobre o filme assistido. Crie uma pasta no ambiente de trabalho, com seus dados nome dos componentes grupo e a turma salve sempre suas aulas material. Imagine que sua resenha será publicada no jornal Diário de Canoas. Lembre-se dos elementos necessários a uma resenha.
Aula 10:
Depois que os alunos escreverem a resenha, deveram retornar à legenda feita na aula 4 e fazerem a análise do texto que escreveram, grifando as informações com suas respectivas cores.


Avaliação para o III Trimestre:
  • Participação.
  • Material da pasta.
  • Na produção da resenha será analisado seus elementos composicionais.




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alunos do 3 ano A  desenvolveram atividades na Ação em Rede  orientados pela  professora Cleonice de Fátima Alves.






 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


Site




www.gramaticaonline.com.br




www.portugues.com.br




www.brazilianportugues.com




www.soportugues.com.br/secoes/gramatica




www.brasilescola.com/gramatica




www.colegioweb.com.br/portugues




marcosbagno.com.br




www.paulohernandes.pro.br/glossario




www.radames.manosso.nom.br/gramatica




www.portuguesfacil.net




Blog


www.amomatematica.com


prof-ricardovianna.blogspot.com.br


www.ngmatematica.com


diadematematica.com


professorjoaquim.com


fagnermath.blogspot.com.br


www.blog.professorabia.com.br


professoraju-mat.blogspot.com.br


blog.educacaoadventista.org.br/blog/juancanudos


www.matematica-na-veia.blogspot.com.br








Letra inicial

Jogos relacionados com o meio ambiente






Inglês

Atividades diversas - pronúncia e sintaxe da palavra



The Hallowman House



Aprendendo Inglês - Associação de desenhos e palavras



Aprendendo Inglês - Corpo humano






  • Língua Portuguesa

http://dl.dropbox.com/u/27129402/tipos%20de%20sujeito.doc

http://nonio.eses.pt/eusei/passa/jogar_menu2.asp?cod_disciplina=13&ANO=5
http://www.blogger.com/goog_1424850373
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=alfabetiza%E7%E3o
http://www.contandohistoria.com/
http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/inicial_exercicio.html
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/
http://www.velhosamigos.com.br/Jogos/Forca1.htm
http://www.fulano.com.br/scripts/jogosOnline/Letroca/game.swf
http://www.biblio.com.br/
http://www.dicio.com.br/
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/ch1.htm
http://web.educom.pt/escolovar/hotpot_lp.htm 
http://fmu.br/game/home.asp
http://www.contos.poesias.nom.br/historiasinfantis/historiasinfantis.htm
http://web.educom.pt/pr1305/fabulas3.htm
http://www.interney.net/conversor-ortografico.php 
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
http://www.soportugues.com.br/ 
http://www.umportugues.com/
http://clubinhofabercastell.com.br/jogos/lancamentos/faber_clubinho_jogodaspalavras.swf
http://www.cambito.com.br/games/troca_letras.htm



Aprender é Divertido : Turma do 1º ano A



-->
Projeto:
Socializando o conhecimento através de estudos em grupo.
Eu tenho facilidade em ...... e, posso ajudar; eu tenho dificuldade em..... e, preciso de ajuda.”

O projeto “Socializando o conhecimento através de estudos em grupo” foi desenvolvido com as turmas 63, 71 e 72 durante os períodos de recuperação de conteúdos proposto no projeto “Ação em Rede”. Foram utilizadas, para a realização deste projeto, duas semanas com cinco encontros semanais em cada turma. Com abordagem na disciplina de Língua Portuguesa e, neste primeiro momento, ênfase em reconhecimentos das classes gramaticais.

Professora Sued Salete da Silva
Os estudos em grupos têm como princípio básico estabelecer uma relação interativa no qual todos aprendem. Também, permite criar expectativas sobre o seu conteúdo temático e proporciona aos alunos subsídios argumentativos. Além disso, muitos deles se sentirão estimulados a procurarem mais a biblioteca. Às vezes, o mesmo tema, conforme a focalização do aluno pode ser analisado de maneiras totalmente diferentes. As diversas marcas ou pistas, deixadas em seus enunciados estão estreitamente ligadas à argumentatividade.

Justifica-se este projeto pela necessidade de aprimorar constantemente as práticas de ensino-aprendizagem proporcionando a busca de instrumentos facilitadores para o conhecimento de um mundo melhor, abrangendo assuntos do cotidiano na sala de aula e surgindo como um material alternativo na compreensão da leitura e dos conteúdos, pois permite o desenvolvimento do aluno em três aspectos indissociáveis do ser humano: pensar, agir e sentir.
Objetivos
<> Desenvolver o questionamento;
<> Enriquecer a interpretação de textos e enunciados;
<> Desenvolver a consciência crítica;
<> Promover o debate de idéias;
<> Estimular a educação participativa;
<> Enriquecer a socialização;
<> Desenvolver a expressão oral;
<> Desenvolver a expressão escrita.

Considerações:
E os resultados desta troca de conhecimento são as maravilhas criadas por eles: os jogos pedagógicos! Além disso, a socialização dos mesmos via blog.
Queridos alunos, eu sinto muito orgulho de todos vocês! Parabéns!

Fonte dos materiais disponibilizados aos Grupos : teoria, exercícios e jogos pedagógicos.
Referência Bibliográfica
Exercícios de Gramática reflexiva: ensino fundamental. Rose Jordão/Fátima Rodrigues Ed. Moderna


Projeto: Aprender é Divertido


O professor deve lançar mão de recursos que levem o aluno à motivação para que a aprendizagem ocorra, realmente, de maneira eficaz.
A estreita relação existente entre o ato de brincar e a capacidade criadora nos aponta a importância da brincadeira em relação ao desenvolvimento cognitivo.
É, portanto, na situação de brincar que as crianças podem encontrar  questões além de seu comportamento diário, levantando hipóteses na tentativa de compreender os problemas que lhes são propostos  . Quando brincam, ao mesmo tempo em que desenvolvem a imaginação, as crianças podem construir relações reais entre elas e participar de regras de organização e convivência.
Concomitantemente a esse processo, ao reiterarem situações de realidade, transformando de acordo com suas necessidades. Ao brincarem, as crianças vão construindo a consciência da realidade, ao mesmo tempo em que já vive uma possibilidade de modificá-la.
Evidencia-se, assim, a importância das atividades lúdicas dentro do contexto de aprendizagem,  proporcionando aos alunos oportunidade de formar conceitos, selecionar idéias, estabelecer relações lógicas, integrar percepções, fazer estimativas compatíveis . Para que a criança compreenda e sinta-se atraída para a construção desse conhecimento são necessárias a mediação e a intervenção criativa, incentivadora, assegurando à criança a compreensão e o significado da leitura e da escrita. É nesse sentido que a ludicidade e a brincadeira são ingredientes indispensáveis deste processo.


Professoras: Tânia e Lisiane




                                                         "Revivendo meu Quarto"

Professora:Cassia Fernanda Lopes Nunes
Com esse projeto a professora Cassia Fernanda Lopes Nunes afirma que procura propor aos alunos o prazer de experimentar a pintura e procura fazer com que os mesmos não sintam obrigação de fazer e sim queiram fazer por si. Fala também  que no momento em que os alunos estão trabalhando o sentimento é  de "brincadeira" e o lúdico toma conta da aula.A professora quer que com esse projeto os alunos trabalhem a "arte literária e plástica " ela afirma querer que os alunos trabalhem a tridimensionalidade (3D) pois é assim que eles vão aprender com os  trabalhos de Mário Quintana. Ela diz que quer que os alunos no futuro tenham a mesma facilidade que ele  tinha para se expressar com palavras e para que eles tenham a mesma criatividade que o artista. Ela também quer que os alunos entrem no período de planificação para que os mesmos venham a desenvolver habilidades que o próprio artista desenvolveu com as tintas e cores. O objetivo é de que haja uma ligação com a arte literaria(Mário Quintana), e com a arte plástica  com as tintas(Vincent  Vang Gogh).

Trabalhando com tintas:



 Entrevista e fotografia de: Emanuele Coelho Martins dos Santos

Trabalho de Língua Portuguesa Professora Sahoala: resumos das regras novas regras gramaticais 





            Entrevista com as professoras Cássia e Leila sobre  
                                    o projeto :Hora do Conto

-->
-->
Qual é o objetivo do projeto?
O objetivo é ensinar de um modo que fique mais fácil para eles aprenderem, através da
brincadeira, da história, fazendo com que ,mesmo sem perceberem.
Trabalhamos o prazer pela leitura fazendo uma brincadeira onde cada um recebeu uma fichinha 
com o nome da parte da casa para ajudar a construir e tinha que ler ou tentar descobrir a palavra observando a letra inicial .
Foi gratificante o ver o interesse dos alunos pela escrita no momento de construírem um bilhete
para a bruxa .

Nesta hora do conto diferenciada, qual história vocês trabalharam?
João e Maria, mas, na nossa história a bruxa não morre. Ela fica presa no forno e pede ajuda as crianças prometendo nunca mais ser inimiga delas e a bruxa mandou uma carta aos alunos 
dizendo que ouviu eu e Leila contando a história, que gostou muito da reação dos alunos,
que queria conhecer e ser amiga deles e esperava uma resposta das turmas, eles ficaram entusiasmados e queriam escrever uma convite para a bruxa.

E como foi o encontro?
Achamos que alguns alunos ficariam com medo da bruxa , mas todos adoraram.

Qual é o próximo projeto?
Agora nós vamos trabalhar com outra história “O menino da lua”do autor Ziraldo. Vamos
trabalhar a questão da globalização, planetas, preservação do meio ambiente e levaremos
as turmas ao planetário.
                                                                 
  Texto produzido por Bruna Alves e revisado por Carina Pugens.


Ação em rede 1ª semana de 2012
Turma 1º ano B
OBJETIVO GERAL:

Oportunizar aos alunos momentos que auxiliem no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa.



  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Estudar a formação e a utilização do alfabeto na escrita das palavras.
Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita.
  • COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Respeitar as identidades, as diferenças e as regras da turma;

  • CONTEÚDOS:
· Vogais
· Junções das vogais Consoantes
· Alfabeto


  • METODOLOGIA



Identificação do alfabeto .
Interpretação através da elaboração de desenho.

Atividades no caderno em folhas.
Recorte de letras , palavras e figuras de jornais.

Dramatizar a história

Contar história
Alfabeto móvel
Quebra-cabeça
Bingo das letras.




  • AVALIAÇÃO

O aluno deverá saber valorizando sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.