terça-feira, 5 de setembro de 2017

Entrevistas com as professoras Cássia e Ana Paula

 1. Qual o objetivo deste projeto?
 Cássia
 Como eu falei para vocês, esse projeto não é da nossa escola, nós estamos apenas fazendo parte dele. Ele é promovido pela Angela Rolla, da Ulbra, dentro do projeto ''Fome de Ler''. Seu objetivo é fazer os alunos entrarem em contato com a leitura e exercitarem a criatividade.
Ana Paula
 Inicialmente, trabalhar a leitura. Além de proporcionar aos alunos um momento de leitura na biblioteca e troca com os grupos. O trabalho da leitura transformado em book trailer aliou a criatividade, o poder de síntese e mostrou a capacidade de organização dos alunos ao trabalharem em grupo.
2. Se pudesse escolher, qual livro você transformaria em um book trailer? 
Cássia
''O Homem Mais Inteligente do Mundo'', de Augusto Cury.
3. Por que acha que esse projeto é benéfico para os alunos?
Cássia
 Porque esse projeto faz um movimento de leitura espontânea, onde os alunos exercitam a criatividade e se empenham em se fazer enxergar através desses book trailers.
Ana Paula
  Os benefícios que a leitura no seu amplo exercício proporciona são muitos. Ampliação de vocabulário, organização das ideias, imaginação, capacidade de concentração, disciplina. Com o book trailer somamos a tudo isso o exercício da autonomia, uma vez que os grupos escolhiam seus integrantes por afinidade, o que, naturalmente, proporcionaria maior envolvimento e mais interesse.
4. Qual livro você achou mais interessante? Por quê?
Cássia
Para mim, todos os livros que leio trazem uma mensagem importante. Atualmente, leio livros mais voltados para questões espirituais. Um exemplo é este livro de que falei anteriormente, ele é muito interessante pois me fez refletir e voltar para dentro de mim mesma.
5. O que você espera dos book trailers que estão por vir?
Cássia
Minha expectativa é bem grande. Espero que nossa escola seja selecionada, pois os videos estão muito bem elaborados. Percebi o empenho dos alunos e espero que aproveitem este momento cultural
Ana Paula
 Sobre os que estão aí, foram produzidos com qualidade e muita criatividade. Acredito que o envolvimento e a experiência de um trabalho desse tipo marcam de forma muito positiva o crescimento do estudante com relação à educação proporcionada no ambiente escolar.

NOTA: A entrevista foi levemente modificada para seu melhor entendimento.

Autoras: Fabíola Machado Quintana e Maria Amélia dos Santos Massaque.

Nenhum comentário: