terça-feira, 19 de agosto de 2014

A tecnologia e a escola


A tecnologia e o mercado de trabalho está levando a escola a repensar suas estratégias pedagógicas, tendo em vista a necessidade de se pensar numa pedagogia inovadora com uma visão de interdisciplinaridade e globalização é o que estamos fazendo.  A história da evolução dos seres humanos é uma constante transformação e a Web faz parte desta nova etapa da sociedade. Mais social onde a utilização da internet pode ser realizada como meio para criar, compartilhar, colaborar, publicar e interagir com a informação na rede. Segundo Primo (2007), a Web 2.0 tem a intenção de proporcionar a potencialidade nas formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de estender o ambiente para a interação entre os participantes do sistema.
Se antes as pessoas ficavam limitadas a interagir passivamente com publicações, atualmente, podem participar ativamente dentro da rede. No contexto da web 2.0 não é preciso grande conhecimento da linguagem de programação para ter este espaço e estar interconectado com outros grupos.
Têm-se como exemplos de recursos oferecidos no âmbito da web 2.0 as páginas wiki, que permitem a edição e publicação de conteúdo de forma colaborativa; os alimentadores instantâneos (RSS) que possibilitam o compartilhamento de atualizações realizadas em páginas web; ferramentas da rede social que promovem a divulgação de conteúdo para grupos de contato, como o Flickr, o Twitter e o Facebook; ou páginas pessoais, cujo conteúdo pode ser construído de forma colaborativa e que pode estar disponível ao acesso geral na web.
A sociedade atual está em “mutação” e exige pessoas que saibam trabalhar em equipe.
No momento em que o professor volta seu olhar aos reais interesses do seu aluno, ele torna-se mais do que um mediador no processo ensino aprendizagem, pois através da interação com o compartilhamento de ideias é possível que ambos possam aprender e ensinar.

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