sábado, 18 de junho de 2011

Eclipse lunar de 15 de junho de 2011

     Um eclipse lunar total ocorreu no dia 15 de junho de 2011, o primeiro visível neste ano. Foi visível no continente africano e na Ásia Central, também na América do Sul. Enquanto a lua surgiu no horizonte, na Austrália e no leste da Ásia a lua desapareceu. Esse foi o eclipse lunar mais demorado(aproximadamente 2 horas) em 11 anos.Eclipse com magnitude 1,69.

     Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre o sol nesse caso.
      Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse
     Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar da Terra em que seja noite no momento do eclipse.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Veja que bonito em time-lapse, o eclipse lunar  em Porto Alegre:


        ***Time-lapse é uma técnica usada no cinema, na qual o objeto em foco é fotografado em determinados períodos de tempo.



Nenhum comentário: