terça-feira, 7 de junho de 2011

Caderneta da Saúde do Adolescente


Documento aborda direitos, sexualidade e saúde.


A nova caderneta do adolescente foi criada  pelo Ministério da Saúde . O documento traz orientações diversas sobre essa fase da vida, recheada de dúvidas e descobertas, e fará parte da vida de estudantes .
Mais elaborada, a nova caderneta conta com espaço para identificação detalhada do jovem (foto, endereço, etc.) e apresenta duas versões, uma masculina e uma feminina. Apesar de algumas questões em comum, meninos e meninas têm desenvolvimentos diferentes e precisam de orientação específica. “Nessa época, ocorre a aceleração do crescimento; mudança do corpo, desenvolvimento de mamas, pêlos, menstruação”, enumera a técnica da Gerência de Saúde da Criança.
O material, que traz informações sobre sexualidade e métodos contraceptivos, também contempla questões referentes aos adolescentes mais novos, abordando dúvidas que podem surgir dos 10 aos 19 anos de idade.
A caderneta aborda doenças como a bulimia e anorexia, famosas por surgir entre adolescentes que acreditam estar em forma física fora dos padrões culturais de beleza. O material orienta sobre boas práticas de alimentação e apresenta o cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), que calcula o peso dividido pela altura ao quadrado, indicando se realmente há um sobrepeso. As demais páginas contam com informações sobre Saúde bucal, vacinas (hepatite, difteria e tétano, sarampo, caxumba e rubéola), direitos civis, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência e drogas.

Nenhum comentário: