terça-feira, 17 de abril de 2012

Sugestão de Atividade para o dia 19 de Abril - Dia do Índio ( Profª Lisiane Abreu)


MAS HOJE ELES NÃO TÊM SÓ O DIA 19 DE ABRIL. ELES TÊM TAMBÉM A LEI 11.645/08



Fazendo uma alusão à música "Todo Dia Era Dia de Índio," composição de Jorge Ben, cantada por Baby Consuelo ou a Baby do Brasil, devemos ressaltar a importância de uma lei que procura assegurar e divulgar os valores sociais e culturais de nossos indígenas, antigos habitantes felizes da Terra Brasilis. 
O 19 de Abril, criado por decreto em 1943 por Getúlio Vargas, nos remete para uma reflexão necessária sobre toda a história que envolve a dominação do indígena e sua cultura, retratada na situação de injustiça social em que se encontram hoje em dia.
E para essa reflexão, um filme que colabora do ponto de vista histórico é “A Missão”. O filme não aborda a vida dos nativos de nossa terra em seu habitat natural, mas nas missões criadas pelos jesuítas para catequização dos mesmos. De qualquer forma, acredito ser um ótimo instrumento para a conscientização coletiva a cerca dos valores de uma etnia que muito contribuiu para nossa identidade cultural.

Sinopse:

            Composto de astros do porte de Robert de Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson, A Missão retrata a guerra estabelecida por portugueses e espanhóis contra jesuítas idealistas que catequizavam os índios nos Sete Povos das Missões, na América do Sul no século XVIII. De Niro faz um violento mercador de escravos indígenas, que arrependido pelo assassinato de seu irmão, realiza uma auto-penitência e acaba se convertendo em missionário jesuíta. Ele ajuda o líder dos catequizadores, Gabriel (Jeremy Irons) a criar um novo mundo em Sete Povos das Missões, mas os portugueses e espanhóis têm outros planos para aquele lugar. Quando Gabriel se recusa a deixar o que construiu, o exército é mandado para tirá-los de lá a força. Um filme empolgante, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e que se notabiliza também pela trilha sonora de Enio Morricone.
Prólogo: Os acontecimentos desta história são verdadeiros e ocorreram nas fronteiras da Argentina, Paraguai e Brasil no ano de 1750.
Epílogo: Os índios da América do Sul ainda estão engajados na luta para defender sua terra e sua cultura. Muitos padres inspirados pela fé e pelo amor continuam a apoiar os direitos dos índios por justiça mesmo que com suas vidas.
A luz brilha na escuridão e a escuridão não dominará.” João, cap. 1, vers. 5.
Fonte: http://www.cineeducafilmes.blogspot.com.br/2011/04/mas-hoje-eles-nao-tem-so-o-dia-19-de.html

Nenhum comentário: