segunda-feira, 8 de junho de 2015

Chegou a diversão!

Chegou o mês de junho! E com ele, muita diversão, pois é tempo de Festas Juninas! Tem pescaria, cadeia, quentão, brindes que ganhamos, boca-do-palhaço...Mas poucos sabem  sobre a origem destas festas. Falaremos sobre isso hoje. 

Existem duas explicações para o termo “Festa Junina” a primeira explica que surgiu em função das colheitas que ocorrem na agricultura, durante o mês de junho. Outra versão diz que ela teve origem em países católicos da Europa, portanto, seria em homenagem a São João (que é lembrado na letra da  música: ''São João.. São João.. Acende a fogueira do meu coração...'').
Não podemos esquecer das comidas típicas e já que essa é a época da colheita do milho, temos pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho( e esses são apenas alguns exemplos!)... Além dessas receitas deliciosas (para alguns, é claro), temos receitas sem milho, como cocada, pé-de-moleque, batata-doce, pinhão... Hum! Comida é o que não vai faltar!

Toda festa Junina que se preze tem que ter as músicas típicas, como: Pula fogueira, Capelinha de melão, Cai,cai, balão...Ah, e não vamos esquecer dos ''modelitos'' coloridos, estampas floridas, xadrez, combinação de texturas.. etc.

Esperamos que você se divirta e aproveite bastante o período de festas!!!


Autoras: Maria Amélia dos S. Massaque  e Mariana C.R. da Conceição 

         

Nenhum comentário: